Por onde começar a ler a Bíblia?

A Bíblia Sagrada é um livro bastante grande, o que muitas vezes complica o primeiro contato com ela. Sempre que tiver oportunidade converse com outras pessoas sobre suas dúvidas ou monte um grupo de leitura bíblica. É muito importante a comunhão entre os irmãos em Cristo (1 João 1.3).

Neste texto tento dar uma orientação inicial sobre como começar suas leituras bíblicas. É muito importante orar antes de iniciar sua leitura bíblica pedindo para que Deus o oriente e dê entendimento. A Bíblia Sagrada está dividida em Testamentos, Livros, Capítulos e Versículos. Os textos do Antigo Testamento são mais complicados de entender, por isso vamos começar pelo Novo Testamento. Os quatro primeiros Livros do Novo Testamento tratam da vinda de Jesus e por isso são chamados de Evangelhos (que quer dizer boas novas). São eles: Matheus, Marcos, Lucas e João. João foi um dos doze discípulos de Jesus e talvez por isso narre a vinda de Jesus de uma forma mais espiritual, enquanto os três primeiros evangelhos têm mair foco nos fatos históricos. O Evangelho segundo João é composto de apenas 21 capítulos, e é a primeira leitura recomendada.

Também deixo alguns textos curiosos do Gênesis:

Criação do Homem a partir do pó da terra: Gênesis 2:7-9 Criação da mulher a partir da costela do homem: Gênesis 2:21-24 A Arca de Noé: Gênesis 6, Gênesis 7 e Gênesis 8 O Arco Íris é o símbolo da aliança que Deus fez com Noé de que não destruiria mais a terra com outro dilúvio: Gênesis 9:11-17 A Torre de Babel marca o início dos vários idiomas que hoje existem no mundo: Gênesis 11:1-9 Também recomendo a leitura dos Salmos. Os Salmos são textos poéticos, muito bonitos e bastante conhecidos. Gosto especialmente destes: Salmo 1, Salmo 23, Salmo 84 e Salmo 91.

E você, quais livros/versículos mais gosta?